sábado, março 17, 2007

FIM DE SEMANA....

Oieee...enfim sábado e com chuva! Continua calor, mas está um pouco melhor. Esta semana foi terrível, fui a praia com o maridão e a Kika Maria, mas pra quem trabalha direto...que terror! Nem sei se vai rolar a festinha da minha cumadre amanhã, mas já comi um pedaço de bolo hoje, então já matei a vontade! Cometi uma loucura, comprei sorvete de creme, tava morrendo de vontade e comprei um pote. Sei que devia ter comido na rua, mas agora já era....comi um pouco após o almoço e vou comer de novo após o jantar, ou melhor, tomarei uma sopinha daquela Vonno e depois de sobremesa, tomo o sorvete. Acho que assim o pecado fica menor, tenho certeza que não perdi peso esta semana, e talvez até tenha ganho...mas só saberei amanhã. Comprei os ingredientes para a 2ª rodada de sopa, faltou apenas o Aipo...êita bagulho difícil de achar...rs! Dia 19/03, conforme anotado, começo de novo; mas dessa vez, será mais fácil, afinal já conheço o sabor e todos os procedimentos. Quando acabar aqui, vou fazer visitinhas e saber das outras meninas que estão tomando sopa, se está fácil ou não e como é a vida, sem gordura.
Na praia, tava lendo uma matéria sobre sono, e resolvi falar sobre isso aqui. Temos 5 fases de sono:
1ª fase - adormecimento - pode durar de alguns instantes até 15 minutos e ocupa de 3% a 5% da noite de sono. Se for acordada nessa fase, a pessoa negará que estava dormindo.
2ª fase - sono mais leve - a temperatura corporal e os ritmos cardíaco e respiratórios diminuem, ondas cerebrais ficam mais lentas, dura cerca de 20 minutos cada ciclo. Os olhos já não respondem a um estímulo.
3ª fase - o corpo começa a entrar no sono profundo. É uma fase rápida; corresponde a uma média de 5% do tempo de sono.
4ª fase - sono profundo - o corpo se recupera do cansaço diário, fase fundamental para a liberação de hormônios ligados ao crescimento e para a recuperação de células e órgãos. Dura cerca de 55 minutos, não mais que 20% da noite.
Sono REM: é o momento que o cérebro faz uma "faxina" geral na memória, fixando as informações importantes e dispensando os dados inúteis. Esta é a fase dos sonhos, os músculos longos do tronco, os braços e as pernas estão paralisados, mas os dedos das mãos e dos pés podem contrair-se. Depois de 10 minutos de REM, volta-se a descer às fases de sono quieto.
Para uma boa noite de sono: beba com moderação; busque qualidade de sono e não quantidade, é melhor dormir 6 horas de sono profundo, do que 8 horas de sono leve e interrompido; se tem problemas para dormir à noite, não durma à tarde; deixe suas preocupações e planos para outro momento; não se deite após ter comido em excesso ou sem comer; desenvolva um ritual de sono ( um livro, música relaxante, ducha) e tenha um ambiente agradável.
Distúrbios do Sono:
Ronco - homens são mais propensos, para evitar, faça com que o indivíduo durma de lado ou eleve a cabeça apoiando-a sobre mais de um travesseiro. Pode-se colocar 2 calços de 10cm na cabeceira da cama, para incliná-la, colocando a cabeça num nível mais alto que o corpo.
Bruxismo - algumas vezes o problema é dental, mais em sua maioria é nervosismo, homens, mulheres e crianças rangem dentes. Já existem moldes plásticos confeccionados por dentistas que preservam os dentes, evitando ruídos.
Narcolepsia - sono incontrolável durante o dia, tendência a dormir em horas inapropriadas, de origem genética.
Síndrome das pernas inquietas - movimento irresistível dos membros inferiores acompanhado de arrastamento das pernas.
Parassonias - decorrentes da ativação do sistema nervoso cetral, as mais comuns são despertar confusional, terror noturno e sonambulismo.
Sonambulismo - manifesta-se quando se caminha ou se fala dormindo. Uma em cada 5 pessoas fala dormindo, não se produz uma conversa com sentido, mas sim palavras soltas e respostas sem sentido.
Se vc tem problemas com o seu sono, procure o site: www.sono.com.br
Espero ter sido útil...adorei esta matéria...deu um soninho...rs!
Pensamento do dia:"Certas pessoas têm a mania de dar bons conselhos precisando tanto deles para si... É o que chamo de cúmulo da generosidade." (Oscar Wilde)


6 comment(s):

oi Ana, legal essa matéria do sono, estava precisando ler mesmo..rs
Bom final de semana

By Blogger Ru, at março 17, 2007  

oi Ana. A sopa deu certo, hein? Masd não recomendo fazer seguidamente assim. Acho que não faz bem... É melhor você dar um tempo antes de fazer de novo. Você malha e o desgaste é ainda maior. Se cuida mulher!!! bjos

By Anonymous Anônimo, at março 18, 2007  

Olá Ana! O tempo em pt está bastante quente mas ainda não é tempo de ir até à praia! a minha alimentação no fim-de-semana foi péssima mas nada de desanimar, não é? Adorei isso dosono, bastante informativo! Eu se comer muito antes de ir para a cama é certo ter pesadelos! Beijos e boa semana!

By Anonymous Anônimo, at março 18, 2007  

Aqui tbém está uma chuva...
Vc se adaptou a sopinha hein??? Comigo não deu certo viu rsrsrs mas estou seguindo religiosamente a dos pontos e tive bons resultados então é com ela que vou seguir até alcançar meu objetivo e quem sabe na manutenção também...
Boa semana pra vc

By Blogger Roberta..., at março 19, 2007  

Oi! Obrigado pela tua visita:) que legal essa materia do sono, e eu q ando com problemas em dormir! tb pequei pelo sorvete, mas sabe tao bem. e domingo e o nosso dia, ne? beijo
Nadia
http://acaminhodos27nacasados60.blogspot.com/

By Anonymous Anônimo, at março 19, 2007  

TOH PENSANDO NESTA SOPA TAMBEM VOU ESPERAR ESFRIAR MAIS QUE EU ADORO SOPA QUENTINHA ALIAS EU NAO TENHO PROBLEMAS COM LEGUMES E COM NADA GOSTO DE TUDO O MEU PROBLEMA EH QUE EU GOSTO DE TUDO MESMO SOBRETUDO OS DOCES... ELES QUE PRA MIM SAO O VILÃO E COMO A MINHA ALIMENTAÇAO NUNCA FOI MUITO EXAGERADA NUNCA FUI DE COMER FRITURAS, CARNES GORDAS TAL MAS TAVA COMENDO MUITO DOCE DEUS ME LIVRE TENHO QUE MANTE-LOS LONGE DE MIM E TB NA GOSTO DE ACADEMIA (PENSAR QUE MINHA MAE QUERIA QUE EU FIZESSE FACUL DE EDUC FISICA, IA REPROVAR EM TUDO, RS RS ) TOH CRIANDO CORAGEM PRA ME EXERCITAR PQ TOH VENDO QUE EH O JEITO MESMO NEH... MAIS EH ISTO AI VC. TAH NO CAMINHO CERTO ALEM DE SE ADAPTAR A LEGUMES O QUE EH OTIMO ... TB EH FORMADA EM EDUC FISICA, SOH PELA SUA FOTO JAH DAH PRA VER QUE VC. TEM UMA POSTURA MUITO ELEGANTE QUE DEVE SER FRUTO DA SUA CONSCIENCIA CORPORAL PARABENS MIGA E FIRME NA RA JUNTAS NO FENIX....AH MIGA SOU DO FENIX E NAO VI O MEU NOME NO SEU LINK??? ME ESQUECEU?? RS RS RS

By Anonymous Anônimo, at março 20, 2007  

Post a comment

<< Home